Cromoaromaterapia

*trecho retirado do livro Cromofluidoterapia - Toques Quânticos Através das Luzes e Cores.

A Aromaterapia possui uma das frequências vibracionais mais sutis e ao mesmo tempo mais intensas, pois os aromas penetram rapidamente e atuam de maneira imediata em nossa percepção vibracional-aromática, através do sistema límbico, desencadeando respostas conectivas psicoemocionais de memória aromática, ou através da frequência do aroma, atuando diretamente para mudar, transformar, atenuar ou ativar uma resposta no corpo físico mental e espiritual.

Num atendimento terapêutico, fazendo uso da Cromoterapia em sinergia com óleos essenciais, deve-se ter cuidado ao selecionar o aroma e as cores que irão potencializar a mesma atuação através da frequência vibracional correspondente. A Psicocromoaromaterapia é usualmente indicada para acalmar, energizar mentalmente, rejuvenescer, hepatoproteger, estimular a alegria, o contentamento e o entusiasmo, combater a ansiedade, os medos, a depressão e a insônia e aumentar as endorfinas e serotoninas. 

Vamos começar pelo óleo essencial do Alecrim. Seu aroma irá desencadear um aumento das secreções de endorfina e serotonina e, consequentemente, estimular a alegria, o entusiasmo e o contentamento. Essas frequências positivas podem ser potencializadas na mesma terapia com a inclusão de cores, por meio da projeção do laranja, do amarelo e, às vezes, de um pouco de vermelho. 



Quando se usa o aroma do Gerânio, tem-se como objetivo uma ação calmante e tranquilizante sem levar ao sono, apenas um relaxamento psicoemocional. Ele atua como um hepatoprotetor, desencadeando uma ação protetora e calmante da secreção dos sucos hepáticos, o que traz, consequentemente, uma sensação de paz e plenitude e desperta a alegria de viver, pois muitas das ansiedades e tristezas que sentimos vêm de alguma disfunção do fígado. Pode-se potencializar essa ação pela Cromoterapia, usando as cores projetadas do verde, rosa e azul. 


Para estados de ansiedade, compulsão, insônia e irritabilidade, o aroma Lavanda, sendo usado no ambiente, no quarto antes de dormir, junto ao corpo ou em gotinhas na água do banho, tem o poder de, através do sistema límbico, atuar junto aos sentimentos e emoções reprimidas, que levam a uma insatisfação inexplicável. O aroma vai aos poucos derrubando barreiras depressivas, que impedem a alegria de chegar ao coração. Organicamente e na continuidade de seu uso, a pessoa vai mudando sua forma de ser, agir e reagir frente à vida, tornando-se cada dia mais feliz, calma e equilibrada. Pode-se potencializar e acelerar esses resultados com aplicação de luzes e cores fotocromáticas nos tons de azul, anil e índigo, através da projeção com uma lâmpada colorida, da pintura de uma parede no ambiente em que a pessoa permanece mais tempo, ou até mesmo pelo desenvolvimento da visualização mental da cor, envolvendo o ambiente e a pessoa.




Para o estímulo e o desenvolvimento de posturas mais espirituais, transcendentais, o uso pontual do óleo de Jasmim e da Flor de Lótus, em momentos de indução a meditação, na prática de Yoga, num culto ou encontro de orações, conduz a um relaxamento ativo, estimulando a pineal e as conexões mais transcendentais, com possibilidade de estímulo das funções telepáticas, da clarividência e da intuição, que podem ser potencializadas se utilizarmos projeção de luz e cores num tom violeta e lilás, ou se forem adotadas as cores rosa e azul em objetos e/ou nas paredes do ambiente, pois, mescladas, elas fazem o lilás. 



Comentários