Filtro dos Sonhos


*Trecho do Cristalfluidoterapia - Alquimia de uma Jornada, de Lígia Posser.

O filtro dos sonhos também é uma espécie de mandala. Ele é conhecido por diferentes nomes: teia de filtrar sonhos, apanhador de sonhos, caçador de sonhos, cata-sonhos ou ainda espanta pesadelos.

Nas décadas de 1960 e 1970, houve um resgate dos costumes dos índios americanos. Foi aí que o filtro dos sonhos se tornou tão conhecido. Há várias versões sobre o seu significado e origem. A mais comentada diz que o filtro dos sonhos foi originado na tribo dos ­índios Ojibwa, que viviam na região dos grandes lagos da América do Norte e se espalharam pelo Novo México, onde, ainda hoje, muitos nativos confeccionam e vendem lindos filtros dos sonhos.

Assim como em várias tradições, os Ojibwa também acreditavam que decifrar mensagens e entender os sonhos era algo muito importante para suas vidas, por isso o filtro dos sonhos é algo tão especial para eles.

Eles acreditavam que quando o dia terminava e a noite chegava, o ar ficava carregado por diferentes energias, que seriam os sonhos e os pesadelos, com suas mensagens e vibrações diferentes. Quando pendurada junto às janelas, a teia do filtro deixava passar todos os sonhos bons, os mais leves, pois eles sabiam o caminho para fluirem pelas teias, enquanto os pesadelos ficavam presos nas tramas do círculo até o nascer do Sol, que os fazia desaparecer. Ao venderem os filtros dos sonhos, eles explicavam que a teia prende as coisas ruins, deixando apenas que as boas vibrações cheguem a quem os possuir.

Outra lenda sobre a origem do filtro dos sonhos conta que em um tempo onde havia só a noite no mundo, um xamã Sioux subiu no alto de uma montanha e se comunicou com um espírito sábio em forma de aranha. Essa aranha fez um círculo com um cipó e teceu uma teia em seu espaço interno com o cabelo de um cavalo. Enquanto tecia, a aranha falava sobre a vida, a morte, o nascimento e todas as energias que atuam sobre os humanos. Quem possuísse um filtro dos sonhos teria poder e proteção durante a noite, e se colocasse em suas tramas alguns elementos da Natureza, como cristais e madeira, continuaria durante o dia a prolongar essa proteção.

A aranha ainda ensinou ao xamã que ele deveria trabalhar somente com as forças para o bem, sempre em harmonia com tudo o que pertencia à Natureza. Do contrário, teria uma vida muito infeliz e cheia de infortúnios.

A lenda dos Sioux também orienta que quem possui um filtro dos sonhos ajuda a romper a teia da ilusão e construir novos sonhos, tecendo a própria vida com mais clareza e objetividade.


Hoje, alguns círculos esotéricos adotam a confecção de filtros dos sonhos junto com a adoção de cristais, com objetivos e metas definidos, para serem colocados nas janelas de salas, quartos de dormir e escritórios, conforme sua orientação e para quê se direcionam os objetivos. Existe uma seleção de pedras para cada objetivo que se quer alcançar. Eis alguns exemplos:
* Para proteção, pode-se confeccionar as teias com pedras de Jaspe Vermelho, Cianita e lindas e fortes Vassouras da Bruxa; também se pode colocar Ônix ou Turmalinas Negras.
* Para locais onde que se quer desenvolver o lado espiritual e a meditação, em altares, pode-se ter nas janelas filtros com pedras como Angelita, Pedra da Lua, Selenita, Azuritas ou mesmo Quartzos Azuis.
* Em janelas de escritórios e locais de trabalho, as pedras mais usadas nos filtros dos sonhos são Citrino, Pirita, Pedras de Mica e, algumas vezes, Olho de Tigre, para trazerem prosperidade e ­criatividade.
* Em quartos de dormir, pode-se colocar nas tramas de um filtro dos sonhos os Quatzos Rosa ou Verde, Jades, Pérolas, Conchas e algumas Ágatas Rendadas de cores claras. 
* Quando se quer trabalhar ambientes para aumentar as vibrações de saúde, usa-se pedras como Crisacolas, Ágata Blue, cristais da Lemúria, Amazonita e outras pedras de coloração verde.
* Para trabalhar o equilíbrio, as energias positivas, a alegria e conexões positivas em muitos setores, colocamos nos filtros Corais, Turquesas, Ametistas, Cornalinas e cristais Fumê.
Ao adquirir um filtro dos sonhos, certifique-se de sua origem, quem o confeccionou, que energias estão comprometidas e tecidas em sua teia, que cristais foram colocados, com que objetivos, enfim, antes de colocá-lo em sua casa, faça uma limpeza energética com luz e cor mentalizadas.

O melhor seria que cada um confeccionasse seu próprio filtro. A construção poderia ser com um aro de vara de salgueiro chorão ou ­outra vara maleável, revestido com tiras de tecido ou couro, ao qual são tecidos vários fios, na forma de uma teia de aranha. Entre as ­tramas, podem ser colocadas contas de cristal ou mesmo pequenas pedras brutas. Ainda podem ser penduradas penas e, no centro, seria ­indicado colocar pequenos objetos que tenham um significado ­pessoal em especial. O importante é que durante a confecção de um filtro dos sonhos sejam ancoradas todas as vibrações que se quer trabalhar e, ao ser colocado em uma janela, ali permaneça de forma simbólica, vibrando e filtrando todas as energias que por ele passarem.

Comentários