Meditação dirigida na floresta

 

O método de terapia através do contato com a floresta tem um objetivo bem definido, trabalhar aspectos psicossociomentais que se relacionem com algo que deve ser revisto e reestruturado de forma mais fluídica e natural, ou seja, uma nova forma de realizar uma psicoterapia, tendo como meio o contato com a floresta.

Há que se considerar que uma meditação pura e propriamente dita pode até ser feita dentro de uma floresta, mas, como quem medita sabe, o caminho é para dentro, para o seu interno, o ambiente pouco influenciará se a mente e o coração estão desconectados com tudo que ocorre no exterior.

Uma meditação dirigida é uma nova forma de iniciar-se num processo meditativo, aprendendo primeiramente a centralizar os pensamentos e a desenvolver mais foco, evitando a dispersão. Esta técnica toma como ideia central um tema a ser desenvolvido, pensado, meditado, e, mais uma vez, mantendo o foco no tema, sem divagar em outros pensamentos e assuntos. Pode-se, então, aproveitar todas as energias que uma floresta tem para nos oferecer, entrar e caminhar pelas trilhas, sentar e observar, deixando fluir todo um roteiro meditativo a ser desenvolvido ou meditado, deixando livre os pensamentos e conexões com as ideias que com certeza irão brotar.

Uma sugestão de roteiro meditativo, aproveitando o tema anterior sobre conexões com a abundância, é caminhar e deter-nos a observar tudo que se encontra dentro da floresta, que se desenvolve com leveza e fluidez, sem medos ou pré-ocupações, onde a Mãe Natureza tudo provê, sol, chuva, nutrientes vindos da terra, abundância de tons de verde, variedade de flores, frutos silvestres, diferentes troncos de árvores e arbustos, tudo crescendo e se desenvolvendo com muita leveza, alegria e abundância. Após essas observações e constatações, trazer todas as vivências em forma de questionamentos para nossa vida: o que tudo isso tem a ver com nossa postura de vida? Como estamos lidando com nossas carências e perdas? Tendo sempre o cuidado e disciplina de manter o foco no tema da meditação. Poderemos, ao final desta vivência, em uma clareira na floresta, compartilhar com todos um lanche previamente preparado com muito Amor para este momento e, enquanto o saboreamos, trocamos ideias, insights e experiências que sobrevierem desta meditação ativa.

*Trecho do livro Conversando com as plantas, de Lígia Posser.



Comentários