Massagem de Esalen ou Californiana.

 



A terapia de Esalen estimula, através de toques e massagens, os pontos do corpo que revelam os traumas do passado, ativando a memória emocional, trazendo à tona traumas somatizados, esta é a proposta da massagem de Esalen. 

A técnica surgiu na década de 60, no Instituto de Esalen, na Califórnia, sendo considerado uma das maiores instituições de pesquisa científica voltada às terapias corporais e mentais do mundo. Esta técnica consiste em através das mãos do terapeuta, ativar pontos do corpo que estão tensos devido a algum trauma vivenciado em outras épocas. 

Em alguns casos, durante a massagem o trauma retorna à consciência, em outros, a pessoa chora sem saber o por quê. É o efeito “psicossomático" dos toques, embora pareça desconfortável no começo da aplicação desta técnica, no final, a pessoa se sente aliviada após liberar o trauma. 

Esta é uma técnica muito procurada em SPAS por pessoas que estão tristes, deprimidas, sem ter consciência das razões, sem um motivo definido. 

Mas ativar a memória emocional não é o único efeito da terapia, pois é através de movimentos lentos, amorosos e firmes, variando de suaves a profundos, a massagem vai aliviando a dor e a tensão muscular, melhorando a circulação sanguínea e promovendo maior flexibilidade das juntas e articulações contraídas pela tensão, controlando a fadiga mental e física, corrigindo a postura de tristeza e dor, relaxando profundamente.


Comentários